Páginas

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Monster Project: Reconhecendo o valor da arte infantil


Para mim as crianças são incríveis, todas sem exceção são artistas e geniais a sua maneira. Mas todos nós sabemos que a vida, pessoas e situações contribuem para que nós deixemos o nosso lado imaginativo e sensível de lado para “crescer”. Eu pergunto a você: qual a última vez que desenhou algo por livre e espontânea vontade? Anos, décadas? A não ser que seu trabalho exija que você desenhe provavelmente a maioria das respostas seriam: “Já faz um bom tempo”. Triste.
Sabendo disso, ou pelo menos é o que eu imagino, um grupo de artistas criou o Monster Project (Projeto Monstro, em livre tradução), que tem como principal objetivo estimular o potencial artístico das crianças.
A ideia é simples, em cada ano eles selecionam de 100 a 130 alunos e artistas para compartilharem seus talentos. As crianças de educação infantil são convidadas a criarem seus “Monstros” e os artistas por sua vez fazem uma releitura do desenho original e aplicam suas técnicas para recriarem um novo desenho.
Todos os desenhos recriados são mostrados para as crianças e servem como um incentivo para que elas percebam que podem evoluir e usar seu poder imaginativo com novas técnicas, cores e emoções. Talvez até reforcem que as carreiras artísticas também podem fazer parte da opção de trabalho no futuro, e que trabalho legal!

Sem mais demora gostaria de compartilhar neste simplório blog algumas artes do site oficial (http://themonsterproject.org/monster-gallery/), mas não poderia simplesmente mostrar as ilustrações e ponto final, como criativo que sou devo criar minha própria interpretação de cada par de fotos:

Bacum da Floresta de Trópica

O Grande e sorridente Bacum, vive sozinho na floresta de trópica e adora cheirar flores azuis chamadas de perfumadas. Bacum Cabeça Gigante (seu nome de batismo) é o protetor da floresta e constantemente expulsa os terríveis caçadores de flores, que usam as perfumadas para vender fragrâncias aos perfumistas em Paris.   


O Panda e a Montanha de Sorvete


Na Terra Doce vivem criaturas incríveis! dentre elas os inseparáveis amigos Kako o Panda e Lino a Montanha de Sorvete. Kako gosta muito de seu amigo e todo dia vai visitá-lo usando a ponte arco-íris. Às vezes quando o calor chega Lino se lambe para refrescar um pouco, não menos esperto Kako sobe em seu amigo e aproveita o friozinho que é a cabeça de Lino.    



Clara Clarabela e a Lua



Clara Clarabela é uma fadinha que adora contemplar o luar e as estrelas, seu sonho é poder viajar até a lua, mas suas assas pequenas não suportariam. Porém Clara Clarabela não se deixa desanimar e toda noite deita na planta da Árvore Amável criando mil histórias fantásticas em sua cabeça sobre sua chegada na lua.   

Morgana Mcfarrel


A monstruosa Morgana Mcfarrel vive sozinha no Casarão Assombrado, às cinco da tarde toma seu chá nojento de pata de aranha e a meia noite costuma cuidar de suas plantas carnívoras. Crianças do bairro são proibidas de ir brincar em seu jardim, reza a lenda que há muitos anos atrás um garoto chamado Pedro Melequento ousou pegar uma pipa que caíra em seu jardim, depois desse dia ninguém nunca mais o viu. Morgana está sempre atenta e de olho em intrusos humanos que queiram se aproximar de sua casa, apesar de aparência assustadora existe um segredo cabeludo sobre ela: a coitada morre de medo de barata.   


Doce Lili




















A amável e doce Princesa Lili vivia no Reino do Amor onde as pessoas viviam em paz e amavam umas às outras, porém algo estranho estava acontecendo, pois algumas estrelas estavam caindo de tristeza. Lili estava intrigada e pediu o seu pai o Rei Adorável para partir em missão para investigar o motivo de as estrelas estarem tão tristes. O foguete de Lili está sendo construído e o povo do Reino do Amor torce para que o belo céu noturno não deixe de brilhar.  

Eu poderia escrever um conto com várias páginas para cada par de imagens, mas creio que este já seja um “exercício criativo” bastante valioso. Uma atividade simples que pode ser replicada também com as crianças na escola, em casa ou qualquer lugar.
Eu sinto que a maioria dos adultos de certa forma reprimem seu potencial criativo, têm medo de serem taxados de infantis e imaturos, por brincarem, dançarem, desenharem. Porém quando reprimimos algo tão bom como nossa capacidade criativa estamos nos limitando um pouco e nós tornando pessoas sem muita vida. Eu creio que Deus nos deu a criatividade para vermos o quanto a nossa vida é bela e o quanto podemos nos inspirar nas coisas boas e até ruins que ela nos pode proporcionar.
Iniciativas como Monster Project certamente são feitas por pessoas que não se deixam conformar com a nossa realidade e falta de sensibilidade das pessoas. Precisamos aprender a sentir e se alegrar mais como as crianças, assim seremos pessoas melhores. E é com uma reflexão certeira que encerro esta divertida matéria:


"Toda criança é um artista. O problema é como manter-se artista depois de crescido."      -Pablo Picasso.